Jean Pictet Competition

logo

História

Jean Pictet Competition teve início em 1988 e é organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com o apoio dos ministérios das relações exteriores da Suíça e de Portugal. O evento reúne cerca de 60 universidades ao redor do mundo em uma simulação de temas relativos ao Direito Internacional Humanitário, ramo do Direito Internacional aplicável a conflitos armados. O local da competição varia a cada ano.

Estrutura da competição

Na competição, simulam-se situações ligadas à ocorrência de um conflito armado fictício e cada equipe tem determinado tempo – que varia de quinze minutos a duas horas – para se preparar para defender seus “clientes”, perante uma banca de juízes e uma ou mais equipes concorrentes, conforme a situação apresentada. Os competidores podem ser chamados, por exemplo, a assumir o papel de consultores jurídicos de um país em conflito internacional; representantes da Cruz Vermelha; representantes de exércitos invasores ou de um país invadido.

Participação do GEDI

O subgrupo GEDI-Humanitário, hoje inativo, participou e conquistou primeiro lugar na Pictet em 2008, sendo que essa foi a primeira vitória de um país de língua portuguesa na competição.

Deixe um comentário